Alguns Transtornos
TAG - Transtorno de ansiedade generalizada
A ansiedade é uma reação normal do ser humano diante das situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. No entanto, quando esse sentimento persiste por longos períodos de tempo passa a interferir nas atividades do dia a dia, ansiedade deixa de ser natural e passa a ser motivo de preocupação. Esse, na verdade, é o principal sintoma do Transtorno de ansiedade generalizada (TAG), um distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva.
Depressão
Trata-se de um distúrbio cerebral caracterizado por desregulação conjunta de áreas relacionadas ao humor, energia, impulsos (vontade/iniciativa), prazer, funções cognitivas (pensamento, memória, atenção executivas), em maior ou menor grau. A desregulação da função cerebral do humor seja melancólico (tristeza, choro, culpa, sentir-se inútil e sem esperanças) e muitas vezes é apático (indiferença, perda de atratividade pelo meio).
Fobia Social
Para as pessoas com transtorno de ansiedade social, as interações sociais cotidianas causam ansiedade irracional, medo, autoconsciênca e constraginmento. Os indivíduos ficam apavorados com a ideia de ir a uma festa ou a qualquer outro evento social, de tanto medo que sentem. Muitas vezes chegam ao ponto de evitar todo e qualquer tipo de contato social.
Síndrome do Pânico
É um transtorno geralmente diagnosticado em pessoas que experimentam ataques de pânico espontâneos, repentinos e inesperados. São marcados por crises de ansiedade quase inexplicáveis, que podem estar associados a sintomas físicos semelhantes ao de ataque cardíaco. Os indivíduos com este quadro, em geral, permanecem constantemente preocupados com o medo de um ataque recorrente. Os ataques de pânico ocorrem inesperadamente, às vezes durante o sono.
Agorafobia
É um transtorno de ansiedade caracterizado por um intenso medo oupavor de estar em locais onde fugir seria difícil ou embaraçoso. Esses locais incluem aviões, ônibus, ambiente de trabalho, escolas entre outros. Aqueles com agorafobia podem ter medo de sair de casa, e a condição se manifesta com sintmas físicos intensos de medo e ansiedade. Estima-se que um terço dos indivíduos sofrem transtorno do pânico também vão desenvolver agorafobia.