top of page
DSC_0242_edited.jpg

SAÚDE MENTAL EM NÚMEROS

Com mais de 27 mil alunos ativos e milhares diplomados a cada ano, a UFSM tem um impacto muito vasto e importante na sociedade, e como toda universidade, os trabalhos, provas, projetos e metas a serem cumpridas causam uma pressão psicológica imensa nos frequentadores da instituição. E nesse caso, são mais de 27 mil pessoas sujeitas a qualquer tipo de doença mental, a UFSM conta com o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) onde são realizados os atendimentos psicológicos da instituição, a cada ano a saúde mental tem sido mais valorizada, portanto, o crescimento da procura por atendimentos psicológicos cresceu muito no decorrer do tempo, no ano de 2018 foram 380 alunos em acompanhamento, com 3.176 consultas, um número relativamente maior do que em 2017, onde 300 alunos procuraram atendimento psicológico.

No ano de 2018, o Núcleo de Apoio ao Aprendizado da UFSM, realizou um levantamento sobre o número de acadêmicos atendidos, assim como o número de atendimentos realizados na sede da instituição, em Santa Maria. Foi feita uma comparação entre os anos de 2016, 2017 e 2018.

A Universidade de Santa Maria (USM), foi idealizada e fundada pelo Prof. Dr, José Mariano da Rocha Filho, no ano de 1960. Ao iniciar as suas atividades, contava com a faculdade de Farmácia, Medicina, Odontologia e o Instituto Eletrotécnico do Centro Politécnico. Em 20 de agosto de 1965, a USM foi então federalizada, passou a se chamar Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e transformou-se na primeira universidade federal fora de uma capital brasileira, tornando o Rio Grande do Sul o primeiro estado da federação a contar com duas universidades federais, um grande marco no movimento de interiorização do ensino universitário público no Brasil

No ano de 2007, foi inaugurado o projeto de extensão do campus sede nas cidades de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, denominado CESNORS (Centro de Educação Superior Norte-RS), onde conta com os cursos de Agronomia, Eng. Ambiental, Eng. Florestal, Jornalismo, Relações Públicas e Sistemas de Informação em FW, e Enfermagem, Administração, Zootecnia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e Nutrição em PM. O CESNORS teve sua separação estrutural em 2016, tornando os Campi das duas cidades 

ca4e4c87-627d-41e3-abac-741afbd3307a.jpg

independentes. Em 2011 foi anunciada a criação de mais um Campus, na cidade  

de Cachoeira do Sul, este que em 2013 foi oficializado e iniciou as atividades em agosto de 2014, atualmente conta com os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Transporte Logística.

Fonte: Site da UFSM

bottom of page