Você não está sozinho!
RELAXE
Separe um tempo e se dedique a você. Procure descansar, dormir tranquilamente e fazer exercícios físicos regularmente, pois eles oferecem uma agradável sensação de bem estar. Práticas de meditação e yoga, por exemplo, são atividades que ajudas a tranquilizar corpo e mente. Aproveite para ler um livro interessante, escutar suas músicas favoritas, podcasts, fazer programas que te divirtam e tragam satisfação pessoal. Quando você está bem consigo mesmo, esse bem-estar se prolonga também para outras áreas da vida.
ORGANIZE-SE
É muito desgastante estudar/trabalhar em um ambiente desorganizado, onde nada é encontrado ou várias coisas acontecem ao mesmo tempo e nada é verdadeiramente priorizado. Assim, é essencial que você faça o que puder para manter o seu ambiente de estudo organizado. Organize sua mesa e crie um local harmonioso e acolhedor. Se o local permitir, decore com objetos que façam você se sentir bem.
FAÇA PAUSAS
Se os estudos estiverem exigindo demais, faça uma pausa breve. Tire alguns minutinhos para tomar um café, se esticar, trocar ideias com amigos, sair um pouco do ambiente e respirar tranquilamente. Tudo isso vai contribuir para que você retorne com a mente mais leve, tendo mais possibilidades de melhorar a ansiedade e também de continuar desenvolvendo suas atividades de maneira satisfatória.
DEFINA PRIORIDADES
Se você é daqueles que fica perdido em meio a tantas atividades, é hora de planejar as tarefas que deverão ser cumpridas. Quando você não sabe o que fazer primeiro e deixa tudo para a última hora, a ansiedade se potencializa ainda mais. A dica aqui é que você organize-as por ordem de prioridade, ou seja, importantes, circunstanciais ou emergenciais. Assim, fica mais fácil saber o que executar primeiro e o que pode ficar por último.
MUDE HÁBITOS
Saia da rotina e reinvente-se, nada de continuar fazendo sempre as mesmas coisas. Procure novas maneiras de tornar as atividades diárias mais agradáveis, para que assim você possa afastar de sua rotina a ansiedade, o stress e os sentimentos negativos.
Além disso, analise quais hábitos você está desenvolvendo, que estão fazendo com que você fique ainda mais adoecido. Procure refletir sobre cada um deles e verificar o que fazer para controlar esses sentimentos, trabalhando para diminuir a ocorrência desses maus hábitos aos poucos e se ajudando para que os momentos de bem estar em sua vida sejam cada vez mais frequentes.
PENSE POSITIVO
Não tem nada que atraia mais o baixo astral do que a negatividade. Procure se manter afastado dos pensamentos negativos e de pessoas pessimistas que tem coloquem para baixo, prejudicando seu bom humor e autoestima. Pense positivo, respire fundo e se preocupe menos. Confie em você e lembre-se sempre de nunca esquecer que você pode tudo e que o sucesso está a apenas um passo de você, basta querer e ousar ir além.
Se você está passando por um momento difícil e não consegue conversar com pessoas do seu convívio o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
As psicólogas desta reportagem também podem auxiliar quem está precisando melhorar a relação com a saúde mental